Home office, suspensão temporária das aulas para crianças e adolescentes, período mínimo de quarenta, pelo menos dez dias, estabelecido pelo decreto Nº33.519 do Governo do Estado do Ceará. Porém, o período de isolamento está longe de ser férias e exige responsabilidade e organização dos pais.
Durante o processo, é essencial que os pequenos se envolvam em tarefas pedagógicas para ampliar e exercitar boa parte de seu potencial, “gastar a energia” e continuar desenvolvendo as habilidades cognitivas. Para a terapeuta ocupacional Sabrina Ibiapaba, agora é momento de “incentivar, valorizar e continuar defendendo o desenvolvimento do brincar. Neste momento, os familiares precisarão reorganizar a rotina dos pequenos, contudo, mantendo, dentro do possível, os mesmos períodos de ‘compromisso’ da criança”, conclui a profissional. No período escolar, é mais fácil para os pais controlar o período em que as crianças utilizam smartphones, tablets e televisões podem ser prejudiciais se utilizados por muitas horas. Limite o tempo de seu filho nos aparelhos para que não venha a ter problemas depois.
De acordo com estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para crianças a partir de 2 anos, o tempo máximo indicado de contato com telas não deve ser maior que uma hora. Para as mais novas, o uso deve ser vetado. Segundo Sabrina Ibiapaba, os eletrônicos podem causar dependência futuramente, além de gerar comportamentos negativos, como teimosia e impaciência, e, até mesmo, “afetar importantes funções cerebrais da aprendizagem, incluindo concentração, atenção e memória. Pode ser cômodo, no momento, usar o aparelho para entreter a criança, mas no futuro consequências desagradáveis podem surgir”.
Contrário do que muitos pensam, as crianças funcionam muito bem com rotinas. Elas já estão vindo de um período rotineiro. Portanto, desde a primeira semana em casa os pais devem estabelecer uma rotina de “recesso”, mesclando revisões escolares com tempo livre ou de lazer, será mais simples o controle e a convívio com a criança durante o período isolamento.