As precauções e cuidados para evitar a proliferação do Coronavírus já estão mudando a rotina de muitos cearenses. Escolas já decretaram paralisação por, no mínimo, 15 dias, muitas empresas estão adotando o home office e o governo já sinalizou várias medidas de contenção. Mas, quais são as maneiras mais adequadas para se manter livre do covid-19?
Uma das principais recomendações da OMS e do Ministério da Saúde é a constante higienização das mãos e objetos. Mas de nada adianta lavar suas mãos e depois mexer no guarda-roupa, por exemplo, que não está devidamente limpo.
Por isso, é importante saber desinfetar do jeito certo, reduzindo as chances de adquirir o coronavírus.
Para fazer uma limpeza completa, a personal organize Leide Ferreira dá algumas dicas: na parte externa, remova o excesso de pó com uma flanela ou um pano de microfibra. Prepare uma solução com 2 colheres de detergente neutro diluídos em 2 litros de água. Pegue um pano de algodão e passe no guarda-roupa. Depois, use um pano limpo para secar.
Já na parte interna, retire tudo o que está dentro e comece limpando com um aspirador de pó nas gavetas, prateleiras. A personal organizer Leide Ferreira esclarece que é importante usar a solução de limpeza após o processo de aspirar, para isto, basta “colocar em um recipiente 120 ml de água, 120 ml de álcool de eucalipto e duas colheres de sopa de detergente neutro, leva a solução para o borrifado e aplica”.
Já para higienizar a roupa e adiar a lavagem, Leide sugere uma mistura simples e fácil de fazer, para isto, você pode misturar em um recipiente 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 250 ml de água, 150 ml de álcool a 70%, 2 colheres de sopa de amaciante. “é uma forma de ‘lavar’ as roupas a seco”, complementa.
Caso o móvel tenha mofo, Leide explica que é importante realizar o procedimento de “colocar o vinagre para ferver, puro, e depois coloca dentro do armário e fecha as portas, para que o armário fique absorvendo o vapor do vinagre”.
Ainda de acordo com a personal, não é aconselhável aplicar lustra-móveis na parte interna do móvel “pelo fato de segurar a umidade e poeira, sendo que o móvel vai exigir que sejam feitos mais limpezas”, explica. Para limpar os cantos, use uma escova pequena e macia também com um pouco de vinagre branco. Para dar acabamento na limpeza, use um pano seco. Para arejar, deixe o guarda-roupa aberto por 10 minutos.
Para finalizar, Leide explica que é importante ter um cuidado especial com as roupas que você utilizou na rua, mas não estão exigindo uma lavagem, mas é preciso atenção “tira a roupa e coloca em um cabide, usa borrifador com a misturinha e escova que são próprias para a roupa, para tirar as impurezas; não misturar junto com roupas limpas”. Leide afirma que a mistura, além de desinfetar, proporciona uma leve impressão de que a roupa está engomada. Dessa forma, pronta para ser reutilizada, caso queira. Vale salientar que há lugares mais propícios para contaminação, como hospitais e cemitérios, e, nestes casos, o ideal é que essa roupa seja lavada com sabão antibactericida para limpar a roupa de forma profunda.