Foto: Divulgação
Um dos termos mais falados, nesse momento de quarentena, tem sido home office ou trabalho remoto. Diante do isolamento obrigatório, muita gente caiu de paraquedas nesse formato de trabalho. Algumas pessoas estão sendo obrigadas a cumprir posturas antes não praticadas, outras estão redescobrindo essa encantadora forma de trabalhar, e ainda tem aquela galera que há um bom tempo já conhecia esse formato. Eu me enquadro nessa última categoria.
Conheço e pratico o trabalho remoto há cerca de sete anos e preciso falar para vocês da minha feliz experiência, pessoal e profissional, com essa forma de trabalho. Primeiro é importante um breve esclarecimento: não é tão adequado usar o termo home office, pois esse formato te possibilita trabalhar de qualquer lugar, e não apenas de casa. Pense que basta você ter uma boa conexão Wi-Fi, um espaço que permita que você fique minimamente concentrado e seus aparatos tecnológicos estejam adequados. Escritório remoto montado, agora é só focar e realizar seu trabalho!
Eu, particularmente, sou uma amante do trabalho remoto, uma entusiasta! Descobri esse formato através de um amigo, Lucilio Lessa, que me convidou para montar uma empresa de comunicação. Ele não sabia, mas estava me entregando a pílula da felicidade! Parece exagero, mas, para mim, foi altamente transformador. Eu me encantei e me encontrei com esse formato e, mais na frente, foi o trabalho remoto que me permitiu ficar em paz entre dois mundos que me dividiam muito: a maternidade e o mundo profissional.
Hoje, eu tenho uma empresa chamada GiraSol Assessoria, que trabalha com assessoria de imprensa. Vocês podem conhecê-la melhor tanto aqui, como no Instagram (@girasolassessoria). A minha empresa é toda operacionalizada no trabalho remoto e digo claramente para vocês que eu não pretendo sair desse formato tão breve. Muita gente me pergunta como funciona uma empresa com funcionários 100% remotos, e eu vou trazer dicas simples que pretendo aprofundar mais na frente para vocês.
Hoje eu tenho um bom celular com uma boa internet e uma forma rápida de locomoção, assim como meus funcionários, que também têm laptops com programas específicos que nos auxiliam na execução do trabalho. Tenho um meio de locomoção, que é um carro particular, mas meus funcionários andam de Uber, ônibus, moto e super funciona também. Claro, por trás do suporte físico eu tenho minha rede de contatos, aparato técnico de trabalho que construí nos meus mais de 15 anos de profissão e transfiro muito disso para minha equipe. Para finalizar, seguimos rotinas e processos que amarram todo esse ciclo. Pronto! Minha empresa remota está formada e sendo operacionalizada de forma eficiente e produtiva.
E a parte que quero destacar para vocês é o quanto esse formato me realiza como profissional, mãe e mulher. Sinto que encontrei o equilíbrio entre esses pontos. Muita gente não sabe, mas sou mãe de três filhos e, para uma mãe, trabalhar de forma eficiente, ganhar seu dinheiro e poder maternal de forma mais ampla, é sim a fórmula da felicidade.